Primary Navigation

crossfit

Saiba exatamente o que é crossfit e se ele é bom para você

Você já deve ter ouvido falar de crossfit, o popular e intenso programa de treino criado no ano 2000 que promete desenhar o corpo de forma rápida. 

Os devotos da modalidade afirmam que é o melhor e mais rápido caminho para a saúde, enquanto os céticos apontam para o risco de lesões.

Na verdade, há muitos equívocos sobre o que é crossfit, mas é provável que você tenha, pelo menos, escutado a definição genérica do esporte: “movimentos funcionais e variados, executados em alta intensidade. Mas, para quem nunca pisou em um box (espaço onde crossfit é praticado), ele ainda é um mistério.

Do ponto de vista do exercício, o crossfit é um programa que integra vários esportes e treinamentos: a maioria dos exercícios que você faz em uma classe é emprestada de outros esportes como levantamento de peso olímpico, ginástica e remo.

Já os movimentos funcionais da aula são aqueles que imitam atividades do dia a dia que você faz fora da academia: carregar as compras do carro para a cozinha, pegar uma cadeira no chão, subir escadas, sair da cama.

As capacidades trabalhadas no crossfit são: orgânicas (resistência muscular localizada, força e flexibilidade), neuro-orgânicas (velocidade e potência) neurológicas (coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão).

Como é uma aula de crossfit

Crossfit não é uma franquia, ou seja, cada box tem sua própria programação e estilo individual. Dentro do box, nada de máquinas convencionais: barras, anilhas, kettlebells, medicine balls e cordas incrementam o desafio.

Geralmente, as aulas duram uma hora, divididas em quatro componentes diferentes: um aquecimento, força/técnica, treino do dia – os os WOD’s (workout of the day), e uma sessão de alongamento para finalizar. 

O aquecimento é basicamente preliminares para o treino do dia. É para preparar suas articulações para os movimentos que vêm à frente. O segundo componente serve para aperfeiçoar uma técnica, pode ser de ginástica, levantamento de peso, corda etc;. No treino do dia, você fará uma certa combinação de exercícios por um determinado período de tempo ou até que tenha concluído um número específico de repetições. 

Se você está acostumado a 60 minutos de movimento contínuo, pode se surpreender ao saber que a maioria dos treinos do crossfit duram apenas de cinco a 15 minutos. 

Benefícios do crossfit

Quando se trata de perda de peso, os treinos de crossfit são eficazes devido aos exercícios de alta intensidade, que mantêm a frequência cardíaca elevada. Isso permite que seu corpo queime um grande número de calorias em um curto período de tempo. Porém, tal emagrecimento depende de fatores como estilo de alimentação, genética, idade, qualidade do sono. 

Crossfit também pode ter efeitos mentais e emocionais positivos. Ensina as pessoas que elas são capazes de mais do que pensam, além de dar confiança para enfrentar o desconhecido. 

Há também o aspecto comunitário. Claro, você poderia fazer um treino sozinho, mas parte da magia acontece no box, o espaço compartilhado onde as aulas acontecem com até 15 alunos. 

Crossfit causa lesões? 

Nos últimos anos, o treinamento do crossfit foi negativamente divulgado devido à suposta alta incidência de lesões. No entanto, essas afirmações parecem não ser apoiadas por evidência médicas. Dito isso, é imprescindível acompanhamento de um profissional especializado durante os treinos. 

Como você treina no limite e contra o relógio, tem que prestar atenção para não ultrapassar o limite do corpo e se machucar.

Como saber se crossfit é para mim?

De cara, você pode achar que a atividade é para os fortões e que não vai conseguir fazer a aula até o final. Na verdade, malhadores de todos os níveis podem praticar. 

Na maioria dos boxes, as pessoas praticam o exercício em escalonamento, ou seja, uma maneira que permite que qualquer um complete a mesma atividade simplesmente alterando os pesos, movimentos ou número de repetições com base na capacidade do praticante para produzir o mesmo nível de intensidade.

Como começar a treinar? 

Quem quer praticar crossfit deve, primeiro, procurar uma academia certificada. Depois de encontrar um box, a única maneira real de saber se você gosta da modalidade é tentar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *